domingo, 3 de maio de 2015

Leituras - Obras de Fernando Pessoa (V. I)

"Eles passam por mim; não são os meus pensamentos,
mas pensamentos que passam por mim (Diário, 1910)

É a entrada de uma editora na publicação da obra de Fernando Pessoa. Aqui no nº 1, designada Pensamentos e citações e que procura em volumes futuros dar uma mostra de um grande edifício - a obra do grande poeta e escritor Fernando Pessoa. Tem a virtude de organizar os diferentes heterónimos tematicamente, dando pela primeira vez,  a voz em colectâneas de textos a Bernardo Soares.

Ler Fernando Pessoa, seja de que forma seja, é sempre uma acção que nos desconcerta pela multiplicidades de vozes que nos são dadas. O livro, de dimensão reduzida e preço muito aceitável é um convite para os interessados se chegarem à pedra mais firme da sua obra. 

Lendo os excertos de diferentes áreas do livro, temos de concluir com Nuno Hipólito (o organizador) que " as coisas não têm significação, que são apenas como são". Se é inútil compreendê-las, podemos pensar nelas e dar as nós próprios os significados que conseguirmos extrair dessa realidade. Um excerto dessa ideia que Alberto Caeiro leva ao máximo para se afirmar na formulação do Ser:

Acho tão natural que não se pense
Que me ponho a rir às vezes, sozinho,
Não sei bem de quê, mas é de qualquer coisa
Que tem que ver com haver gente que pensa ... (p. 146)

Sem comentários:

Enviar um comentário