sexta-feira, 18 de julho de 2014

Nelson Mandela Day



"Ninguém nasce a odiar outra pessoa por causa cor da pele, da sua origem ou religião. Se as pessoas aprendem a odiar, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o sentimento oposto.  (...) Ser livre não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma a respeitar e ampliar a liberdade dos outros." 

Nelson Mandela faria hoje noventa e seis anos. O dia Nelson Mandela é uma atribuição das Nações Unidas por um homem que foi Nobel da Paz, e que representa a luta abnegada e corjaosa de um homem que desafiou e venceu um sistema racial, o apartheid. Nascido a dezoito de Julho de 1918, formado em advocacia, líder rebelde, ex-presidente da àfrica do Sul, foi um dos mais importantes líderes do século XX.

Dedicou a sua vida a um ideal humanitário, de luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia, dando-lhe uma substância que poucas vezes reconhecemos nas vozes que ocupam o espaço público. Defendeu uma luta pela construção das ferramentas que permitem um crecimento humano e social, a educação, o espírito de vencer as armas da ignorância para um mundo melhor. 

A liberdade como ideia de vivência com os outros, capaz de fazer aumentar as possibilidades de cada um, acima das categorias formais, a dedicação e implicação de cada um na vida dos outros foram algumas das suas mais importantes lições que deixou a um mundo indiferente à vida de milhões.

 O seu exemplo podria ser transformador se soubessemos das substância às palavras de que a educação é uma poderosa arma de transformação social, mesmo em tempo dominado por tucanos de negócios de ocasião. Precisamos aprender com o  seu exemplo e ter a consciência de que a ca vez que caímos, podemos, devemos tentar sempre levantarmos por um ideal de ética que o horizonte dos dias vai desconhecendo. Num tempo de ruído, saberemos todos compreender o valor do seu amor pela Humanidade, o significado que cada um pode ter nos outros?

Sem comentários:

Enviar um comentário