segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Memória de Steve Jobs - Stay Hungry, Stay Foolish

É uma figura que nos parece tão familiar como um amigo, que nos seduziu continuamente com as ideias de simplicidade, como a mais elementar forma de inteligência. Há dois anos sem a sua presença física, lembramo-lo no dia do 59º aniversário, pois embora não tenhamos mais o seu espírito inventivo e a sua procura pela perfeição na concretização das ideias, o seu exemplo é uma inspiração. Deixou-nos um legado importante, fundamental, procurar na vida e no trabalho o que nos pode realizar e isso só pode ser o que amamos. Foi um dos seus segredos, fazer do trabalho, dos projectos de vida um prazer capaz de nos fazer ultrapassar a nós mesmos. 

Fundador da Apple, da Pixar, entre outras aventuras tecnológicas reinventou o modo como comunicamos, oferendo-nos a emoção e a possibilidade que os nossos sonhos dependem da nossa imaginação e da paixão pelas ideias e pelo trabalho. Perseguiu a raridade de procurar o excelente, mostrou em cada produto uma ideia de cultura, uma forma de ousar riscar o universo das nossas convicções.

Com ele os dispositivos electrónicos foram elementos de expressão de originalidade, de criar formas de ligação com os outros, com a sua emoção. Com ele a comunicação pareceu ultrapassar as criações mais visionárias onde a portabilidade, o transporte de dados, a construção pessoal de uma biblioteca de sons e imagens pareceu tão fácil como na imaginação das crianças em viagens por espaços planetários.  

Vale a pena ouvi-lo numa das suas presenças públicas, na Universidade de Stanford, onde deixou alguns dos sinais do seu caminho, da sua sabedoria e do fermento que alimentou as suas ideias que nos legou entre os circuitos do digital. Chama-se Steve Jobs e foi um prazer contar com ele para iluminar as possibilidades da criatividade. Ficará como um dos símbolos da memória coletiva que nos fez ver mais longe. O vídeo que aqui se destaca resume muito da sua procura por uma perfeição minimalista e funcional.

Sem comentários:

Enviar um comentário