domingo, 16 de fevereiro de 2014

Longe da Terra

"Espera aí, não. Isto não pode estar certo."

Um livro sobre os livros. Um livro sobre as Bibliotecas. Um livro sobre a leitura e sobre os nossos sonhos esquecidos. Um livro sobre as viagens que imaginamos e os nossos perdidos regressos a algo novo e original como as nossas partidas. Um livro sobre todas as nossas aventuras e sobre os regressos difíceis e inconclusivos, quando subimos a muitos castelos, mas não fomos capazes de matar o dragão.

A história de Lucy e de Ian Drake, aquela que todos quereríamos viver, a coragem de viver os passos da ousadia, com os livros, sim, com a sua inspiração, e a partir deles num novo real, nos territórios da descoberta. Ousar avançar por caminhos não definidos, inseguros, mas fascinantes pelo encontro, pela descoberta.

É a história também da América, dos que a povoam, dos que a reconstruiram com a sua memória de imigrantes, de revoluionários de desejos simples, dos que lhe emprestaram a sua respiração de palavras entoadas de sonho e sansaço, à procura dos seus territórios íntimos.

Um livro sobre as Bibliotecas, os seus fantasmas, entre as lombadas, os livros,  na fuga com as figuras que dos livros nos remetem à sua companhia, à viagem última de todas as aventuras resgatando todos os finais escritos, interrogando todos os possíveis. A história de Lucy de de Ian Drake é uma construção pelas palavras, do que somos capazes de formular, sobre os mundos reais que os livros nos concedem, sobre essa salvação interior que eles nos concedem com alegria e entusiasmo.

Pela Estrada Fora cumpre essa ideia sedutora e transformadora da vida, "not all that wonder are lost". A viagem com os livros, como os livros são sempre recomeços para as mais fascinantes descobertas. As que conduzem para as mais assombrosas criações   onde o real também possa ser uma inspiração nossa. Um livro sobre o poder mágico das palavras e dos seus fantasmas, nesse lugar único para todas as descobertas se podem fazer, as Bibliotecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário