quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Gandhi - a consciência da humanidade

"Gerações inteiras mal poderão acreditar que um homem assim, em carne e osso, tenha alguma vez passado por este planeta." (1)

A trinta de Janeiro de 1948, despedia-se deste mundo físico um homem de uma imensa grandeza, que com simpilicidade, determinação e beleza soube congregar em si a dimensão única da consciência da Humanidade. Fez da verdade e da justiça a sua causa de vida, enfrentou o Império britânico com a força do espírito, com a sua satyagraha, onde juntou a sua preocupação com os outros à ideia de não-violência.

Mostrou-nos como as causas são um património de todos, maiorias e minorias e que a injustiça, mesmo de um só homem, é ainda uma injustiça. Com a sua vida exemplificou a procura da identidade que há em cada ser humano e como a paz e a harmonia tem de ser uma acção não só de pessoas, mas também de nações.

É um privilégio e um reconforto encontrar pessoas que na sua passagem por este planeta procuraram fundar a liberdade contra a opressão, em caminhadas de lucidez, tranquilidade e luta abnegada por um ideal. Raramente encontramos o Homem, a Humanidade nessa individualidade capaz de enfrentar impérios estabelecidos derrotando-os pela demonstração da injustiça.
  (1) Albert Einstein, citado de Ghandi, Richard Attenborough 
Imagens, in http://www.finewallpaperss.com

Sem comentários:

Enviar um comentário