sábado, 30 de novembro de 2013

Winston Churchill

"(...) não perder tempo na vida, não nos contentarmos com as coisas como elas são,não nos sentirmos resignados perante um fracasso, pois o mundo só existe e gira para ser conquistado." (1)

Winston Churchill é uma figura essencial para a História do século XX. Nascido no seio da aristocracia inglesa, em 30 de Novembro de 1874, marcou o século XX com um percurso político de dimensão que importa não esquecer, sobretudo pela pouca valorização que a sociedade dá à memória.
Nascido na época vitoriana, conheceu sucessos e fracassos sucessivos, mas sempre acreditou na possibilidade de transformar os dias com base nas convições mais genuínas, suportada por uma ética de valores humanos. Poucos perceberam no momento exato a continuidade suicidária que evoluiu do nazismo para o bolchevismo e para o estalinismo. 
Do Almintarado na 1ª Guerra Mundial, a deputado na Câmara dos Comuns, a primeiro-ministro, a Prémio Nobel da Literatura em 1953, a pintor, foi um político de virtudes e defeitos. Um homem que no espaço público exibia esses defeitos como parte de uma humanidade, muito longe da "brancura programada" de gerações seguintes que se apresentam sem história e sem valor. 

O papel de Churchill na 2ª Grande Guerra é essencial e vemos na sua ação muito da construção temerária que o período vitoriano ensaiou no seu diálogo com o mundo. Associado  a uma Nação, à capacidade de resistir, por um valor supremo, oscilou entre o optimismo conquistador e algum desânimo a que associasmos a fragilidade humana. No fim o preço da vitória foi elevado com uma Inglaterra devastada, nesse marco essencial de vitória sobre o mal absoluto tão difícil de entender que foi o nazismo. 

Apesar da sua ligação à vitória dos aliados, Churchill nos anos que se seguiram era já uma figura fora do tempo. É uma figura de uma imensa riqueza que importa conhecer. O Metropolitan Art Museum em Nova Iorque disponibiliza um conjunto significativo de quadros de Churchill, sendo possível fazer puzzles sobre as suas obras. Aqui fica, para quem quiser explorar.

(1) Winston Churchill, My Early Life, p.68

Sem comentários:

Enviar um comentário