quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Livros e leituras - Pensar a multiplicidade do Eu!


Primeiro número de uma revista editada na cultura anglo-saxónica há já alguns anos, apareceu há pouco tempo por aqui, oferecendo-nos textos diversos organizados em torno da temática do Eu. Dirigida por Carlos Vaz Marques, editada pela Tinta da China, são três centenas de folhas com palavras que destacam as variantes possibilidades do Eu, como inaugurador de um mundo inicial. Mundo revelado sobre o que somos capaz de olhar no real, nos outros e em nós.

Dulce Maria Cardoso, Hélia Correia, Daniel Blaufuks, Rachel Cusk, Valter Hugo Mãe e Pessoa inédito, assinam alguns dos mais pertinentes textos/imagens, onde os eus se reinventam, entre  os fragmentos dos dias, o corpo que habita a efémera felicidade, que procura na arte de escrever, a perenidade possível.

A arte no seu sentido mais global, como a ilusão capaz de nos redimir de um tempo que nos escapa. E a velha ideia, quase tão antiga como o homem, que na ficção aumentamos o quotidiano. A palavra é pois esse segredo por uma vida mais completa, mais cheia de possíveis. Este é pois um número para guardar pelos textos que nos revelam diferentes geografias do Eu, num nível nada inferior ao que se lia noutras latitudes atá agora. 

Sem comentários:

Enviar um comentário