domingo, 20 de outubro de 2013

Livros e leituras - O Século XX Esquecido

Título: O Século XX Esquecido - Lugares e Memórias
Autor: Tony Judt
Edição: 1ª
Páginas: 462
Editor: Edições 70
ISBN: 978-972-441-5420
CDU: 94(100)"19"(042)

«O que o passado pode realmente ajudar-nos a compreender é a complexidade das perguntas».(1)

Tony Judt foi um dos mais importantes historiadores do século XX. O Século XX Esquecido, livro premiado, que nos deu a possibilidade de repensar o tipo de sociedade que temos construído e que opções temos rejeitado como comunidade cívica. Há duas décadas que perdemos a possibilidade de construir um tempo social harmonioso e coerente com a liberdade e com o crescimento económico.

Alguns imaginaram o fim da História, num processo de conquista contínuo de liberdade, cidadania e desenvolvimento global. A História passaria a um artefato do tempo, arrumada nos museus da memória. A conquista de uma visão do mundo conquistaria serenamnete o futuro. Ideia que vendeu no campo político um mar de opções que nos trouxe a um presente, onde o valor das decisões é irrelevante, sobretudo nas responsabilidades.

A gestão política passou a ser  dominada por setores ideológicos, onde o valor do espaço público, se generalizou numa adjetivação sem valor. A ideologia sem memória e sem realidade. Dominada por "verdades" não demonstradas, o público passou a financiar o privado e a escolha pela segurança trouxe o capitalismo para uma organização política indiferente à participação dos cidadãos.  Temo-nos esquecido que os pressupostos de uma desvinculação à sociedade, mantida apenas por grupos fechados, foram o ponto de construção de sistemas totalitários no século XX. 

O Século XX Esquecido, é um livro fundamental para perceber porque aceitamos destruir redes de vínculo social e nacional, que estavam implícitos nos serviços públicos de transportes e comunicações. É um livro que permite compreender como não hesitamos em destruir a identidades de um território nacional, em empobrecer gerações de idosos, ao mesmo tempo que aceitamos a construção de redes de viiglância não controladas.

Com O Século XX Esquecido, percebemos porque caminhamos num tempo ausente de razão, aquele que era o fundamento das decisões compartilhadas e não só o poder absoluto, escondido em ideias dominadas por grupoos fechados. Aprendemos que a globalização económica não significa liberdade política, cidadania ou crescimento económico. Aprendemos o valor essencial da História como disciplina, para a formação equilibrada de um pensamento crítico. É essencialmente um livro para dar às ideias o seu papel transformador e de compreensão de como estamos a criar mitos indiferentes à memória e ao nosso património cultural e humano.


(1) Tony JudtO Século XX Esquecido, Edições 70

Sem comentários:

Enviar um comentário